domingo, 15 de fevereiro de 2009

raça:puro sangue árabe



História
O Puro Sangue Árabe é um cavalo extremamente popular, conhecido pelo temperamento fogoso e reconhecido pelo porte de cisne, esta raça não é apenas uma das antigas, mas também a que mais influenciou o aspecto actual dos equídeos. Presente em quase todas as raças, o Árabe é extremamente valorizado no aperfeiçoamento de castas.Acredita-se que esta raça teve origem na Península Arábica e que se expandiu para o Norte de África. Outros estudos apontam para o anterior aparecimento deste cavalo na região do Crescente Fértil. Os Beduínos foram os principais responsáveis pelo desenvolvimento deste garanhão. Criado para suportar o clima agreste do deserto e os perigos das batalhas, o Árabe tornou-se numa raça veloz, destemida e resistente. Através das capturas em batalhas e do comercio, o Árabe foi sendo difundido pela África e Europa. Após séculos de popularidade que atravessaram impérios e civilizações, o Árabe entrou em declínio com o fim do Império Turco. Foi o crescente interesse de criadores europeus que permitiu que a raça não se extinguisse.Hoje em dia, são uma raça em expansão, criada e apreciada em praticamente todo o mundo.


Utilização


O Puro Sangue Árabe é um cavalo versátil, já usado em combates mas cuja beleza também já lhe trouxe prémios. Um dos cavalos mais rápidos em estado selvagem, é usado em corridas de cavalos, mas também noutros desportos equestres, sobretudo ligados ao salto de obstáculos. Também é utilizado em trabalhos agrícolas.


Temperamento


Inteligente, paciente, mas sobretudo resistente e corajoso, o Árabe não tolera maus tratos. Necessita de um dono gentil mas firme.

Descrição


A silhueta do cavalo Árabe é provavelmente a mais facilmente identificável. A cabeça é de gazela, pequena e refinada, o pescoço de cisne, longo e arqueado e a garupa é horizontal, terminando numa cauda elevada. Os olhos são grandes, as narinas recortadas e as orelhas pequenas.

pelagem


As pelagens mais comuns são alazã e castanha, mas também pode ser encontrado em tordilho ou preto.

Sem comentários:

Enviar um comentário