domingo, 15 de fevereiro de 2009

raça:brasileiro de hipismo


historia


A partir de 1977, com a fundação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo de Hipismo, iniciou-se a criação de uma raça brasileira com aptidão para os esportes hípicos. O BH é o resultado de animais rigorosamente selecionados das raças Anglo-árabe e PSI com as tradicionais criações Trakehner, Hannoveriana, Westfalen, Holsteiner, Oldenburg, Orloff, Sela Francesa e Sela Belga.


Origem
São Paulo.


Peso
Macho 600 Kg e fêmea 550 Kg.


Altura
Macho 1,68m e fêmea 1,64m.


Pelagens
Castanha, alazã, tordilha e baia (não aceitam pampa). Especialização: Salto, adestramento e concurso completo de equitação. Inseminação artificial:Congelada e a quente. ABCCH A associação Brasileira dos criadores do cavalo de hipismo, ABCCH, tem como objetivo a seleção do cavalo BH (Brasileiro de hipismo), raça nacional em desenvolvimento, e de todas as raças estrangeiras especializadas em esportes hípicos.
O cavalo BH é desenvolvido e selecionado visando a participação com sucesso nos esportes hípicos, predominante os olímpicos (salto, adestramento e CCE-concurso completo de equitação), e também enduro, atrelagem e outros esportes.
O BH é resultado do cruzamento de garanhões puros importados,sobretudo alemães, sobre éguas base nativas, de boca estrutura e conformação, e éguas PSI (puro-sangue de corrida), a exemplo do que se realiza em outros países, como estados Unidos e Argentina.
Atualmente contamos com muitas éguas BH na reprodução, e alguns garanhões BH também já se posicionam ao lado dos importados. Linhagens de sucesso internacional são constantemente incorporadas ao criatório, como por exemplo, a francesa.
A ABCCH congrega 250 sócios ativos, produzindo o cavalo BH, e, às vésperas de comemorar os 20 anos de sua fundação, teve reconhecida mundialmente a qualidade de seus produtos ao conquistar a Medalha de bronze por equipe na Olimpíada de Atlanta.
Nesta equipe, comporta por quatro conjuntos (cavalo + cavaleiro0, três cavalo são nacionais, registrados na ABCCH: dois Holsteiners puros (brasileiros!) e um BH, este ultimo ficando em oitavo na disputa individual, entre os quarenta melhores conjuntos do mundo- o melhor resultado individual da equipe brasileira.
Na ABCCH, funciona também o stud book Brasileiro do cavalo de Hipismo, SBBCH, órgão ligado ao ministério da agricultura, responsável pelo controle, finalização e registro da criação do cavalo BH, assim como todas as outras raças especializadas, em todo o território nacional.
É o SBBCH que garante a veracidade das informações contidas nos documentos dos animais, tais como o "pedigree" (a árvore genealógica), a data e o local do nascimento, o criador, além de outras características próprias dos animais, como pelagem, sexo, raça, e os sinais de identificação-a resenha.

Sem comentários:

Enviar um comentário