domingo, 15 de fevereiro de 2009

raça:Andaluz


História

O Andaluz é uma das raças mais antigas de cavalos e é provavelmente o mais antigo cavalo de sela. Tendo como um dos seus antepassados o Sorraia, o Andaluz está fortemente ligado ao Lusitano. Esta raça desenvolveu-se na região que abrange a actual Andaluzia em Espanha, e o actual Alentejo em Portugal.O Andaluz foi durante séculos um dos cavalos mais apreciados a nível mundial, sobretudo pelo seu porte e aptidão pelas disciplinas da Haute École. Contudo, durante o século XVIII, o Andaluz começou a perder adeptos. Com a crescente popularidade das corridas planas e das caçadas, as escolhas dos cavaleiros recaíam em cavalos mais leves e velozes, tais como o Puro Sangue Inglês que começava a estabelecer-se nesta altura.O moderno Andaluz acabou por resistir às dificuldade, mas a sua reprodução concentrou-se nos mosteiros Cartusianos de Jerez de la Frontera, Córdoba e Sevilha. Apesar de ser reconhecido como Andaluz, esta raça está registada no stub book como Pura Raça Espanhola.

Temperamento

Obediente e corajoso, o Andaluz é um cavalo de confiança para quem sabe montar. Com um porte nobre e andaduras exuberantes, esta raça não prima pela velocidade, mas atrai pela beleza e agilidade. Por vezes fogosos, os Andaluzes são contudo geralmente descritos como animais dóceis.


Descrição

O Andaluz é um cavalo com uma forte presença. A cabeça tem um porte nobre com orelhas de tamanho médio. O dorso é curto, mas muito musculoso. A cauda é de inserção baixa, mas tal como a crina, é abundante e longa.


Pelagem

A cor ruça e baia são as mais frequentes, sendo mesmo raro observar animais com outras cores, apesar de o stud book também aceitar a coloração preta.


Influências

Sorraia, Berbere e Árabe são algumas raças que influenciaram o aspecto actual do Andaluz. O sangue do Andaluz está presente na grande maioria dos cavalos modernos desde os ingleses, tais como o Cleveland Bay, até aos americanos, do qual são exemplo o Quarter Horse, Appaloosa, etc.


Utilização

O Andaluz foi utilizado em batalhas e era muito valorizado como máquina de guerra. Também é considerado um bom cavalo para o toureio. Contudo, mais reconhecida é a sua importância na dressage de alto nível, saltos de obstáculos e outras provas de equitação. De facto, não será arsicado dizer-se que foi à volta destes cavalos que essas disciplinas foram desenvolvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário